sexta-feira, 11 de junho de 2004

"Uma janela, uma bandeira"

Que me perdoe a autora mas não consegui deixar de publicar na íntegra este texto que encontrei no recente e prometedor "Escrevo apenas...".
As palavras descrevem o sentimento de amar Portugal.

"Uma janela, uma bandeira

Mais uma vez fico espantada com a resposta rápida e entusiasmada dos Portugueses aos apelos que lhes fazem. Por todas as ruas onde passo encontro os edifícios salpicados de bandeiras, num colorido festivo, que alegra - e como estamos a precisar disso ! - os olhares de quem aqui vive. Quase que aposto que se fizéssemos uma sondagem iríamos descobrir que os Portugueses até sabem a letra do Hino Nacional !
Adoro ver este país unido !

É preciso que fique claro: para mim a Pátria é como a família. Não tenho que a amar incondicionalmente porque nasci nela. Não a renego nem escondo as minhas origens, mas não sinto que tenha que lhe perdoar tudo. Amo-a com as suas qualidades e os seus defeitos (há outra forma de amar ?) e por isso mesmo sou muito mais benevolente com as suas traições. Mas como uma mãe que ama o filho, quero mais para ele, quero vê-lo crescer, aprender, mostrar as capacidades que tem e em que raramente acredita.

Claro que "torço" pela nossa selecção, mas não comprei nenhuma bandeira.
Desculpa Portugal, não me quero orgulhar de ti porque jogas bem futebol."

Sem comentários: