quarta-feira, 26 de maio de 2004

"Conhecer para Agir"

[via B2OB]: "Lentamente, a discussão das possibilidades dos Weblogs, para além do campo do jornalismo, está a ganhar terreno em Portugal. No próximo dia 2 de Junho, quem estiver interessado nesta temática (entre outras), terá oportunidade de conhecer outras perspectivas e fazer parte de uma comunidade mais alargada no âmbito de um projecto Europeu..." [ver mais]

[PS - 04-Junho-2004]: resumo do evento, apresentado no B2OB

sexta-feira, 21 de maio de 2004

The Impact of OA Journals

The Impact of Open Access Journals - a Citation Study from Thomson ISI
Estudo recente (2004) da Thomson ISI sobre a temática do Acesso Livre, temática essa que, quase diariamente, tem produzido bastantes artigos, estudos, declarações, discussões e debates.
No meio de todo esse material, este estudo também me chamou a atenção devido ao apêndice que apresenta - Appendix I: Full list of Open Access journals - compilado através dos recursos apresentados pelo DOAJ, J-STAGE e SciELO.

quarta-feira, 19 de maio de 2004

Seminário "Aprendizagem e trabalho à distância no combate à exclusão"

Dia 25 de Maio, terá lugar no Centro de Reuniões da FIL / Parque das Nações, o Seminário Internacional "Aprendizagem e trabalho à distância no combate à exclusão", no âmbito do Projecto e-m@gine.
A entrada é livre mas as inscrições serão consideradas até ao limite da capacidade do auditório.
[ANFORCE]:"Assegurar as condições básicas de acessibilidade ao mercado de trabalho às pessoas com necessidades especiais, criando e implementando uma plataforma de e-learning, para que os candidatos com deficiência possam beneficiar da transmissão de conhecimentos técnicos e aumentar assim a sua auto-suficiência, é um dos objectivos a que se propõe o Projecto e-m@gine, criado a partir da Iniciativa Comunitária EQUAL.

Promover o desenvolvimento e utilização das tecnologias de comunicação e dar a conhecer ao mundo empresarial os mecanismos legais e estruturais existentes, proporcionando às pessoas com deficiência um mais fácil acesso ao mercado de trabalho, é o principal objectivo da realização do Seminário “Aprendizagem e trabalho à distância no combate à exclusão”, organizado pela AIP, Associação Industrial Portuguesa, em parceria com todos os intervenientes nacionais neste Projecto
."
Mais informações, programa e ficha de inscrição

segunda-feira, 17 de maio de 2004

Separar Toca a Todos

Começou em Maio e estende-se até Dezembro a campanha "Separar Toca a Todos", promovida pela Sociedade Ponto Verde.
Várias equipas de monitores irão percorrer todo o território nacional e visitar cerca de 1/4 dos lares portugueses, premiando quem provar que separa embalagens para reciclar.

quinta-feira, 13 de maio de 2004

Conferência “Emprego Científico em Portugal: que futuro?”

Dia 19 de Maio vai realizar-se uma conferência subordinada ao tema “Emprego científico em Portugal: que futuro?” organizada pela ABIC – Associação dos Bolseiros de Investigação Científica.
Esta conferência, com início às 9:00, terá lugar na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão, na Fundação Calouste Gulbenkian, e embora a lotação da sala já esteja esgotada, será possivel assistir à mesma online e participar nos debates via email.
O programa e outras informações estão disponíveis no documento ligado acima.

segunda-feira, 10 de maio de 2004

Seminário Internacional sobre Digitalização com transmissão em tempo real

Vai realizar-se amanhã, dia 11 de Maio, na Biblioteca Nacional o Seminário Internacional sobre Digitalização - Experiência e Tecnologia, com início às 9:00 e término às 18:30.
Embora as inscrições já estejam fechadas devido a ter-se esgotado a capacidade da sala, este seminário irá ser transmitido em tempo real pela Internet, graças ao apoio da FCCN.
Segundo as informações recebidas da Direcção de Serviços de Inovação e Desenvolvimento da BN "Para se poder acompanhar as sessões é necessário um computador com o Windows Media Player 9.0, o qual acompanha os sistemas operativos Windows mais recentes. É aconselhável ainda ter-se acesso a uma rede de banda larga, ou pelo menos RDIS (ISDN). Para mais informações sobre como assistir a esta transmissão deve-se consultar a página respectiva, em http://live.fccn.pt/sdigit/.
Seria interessante ainda que se promovesse o acesso à transmissão em locais públicos, tais como auditórios de bibliotecas."

Fica aqui a divulgação.

sexta-feira, 7 de maio de 2004

Ping-pong de informação

Acho engraçada esta coisa da troca de informação - cada vez mais tenho a prova de que ganhamos sempre quando partilhamos informação... humm... pensando melhor... depende da informação... o número de cartão de crédito ou o telefone do namorado giraço talvez não seja muito bom de partilhar... mas de qualquer modo o que aconteceu neste caso foi ter encontrado algo que achava útil para outra pessoa e, na utilização que essa outra pessoa deu àquilo que lhe enviei, eu ter achado algo de útil para mim.
Será que se percebe alguma coisa do que eu disse? Se não, façam de conta que é uma private joke

Nota: porque daqui a uns dias nem eu percebo o que disse aqui...
Artigo que aborda de uma forma interessante o tema do Open Access:
Björk, B-C. (2004) Open access to scientific publications - an analysis of the barriers to change